quarta-feira, 13 de maio de 2009
Conferência sobre o €uro
- A União Monetária (situação em que mais de um país concordam compartilhar uma moeda única) e o eurosistema (subconjunto do SEBC e intregra: o BCE e os bancos centrais nacionais (BCN) dos 16 estados-membros).
- Banco de Portugal - criado por decreto em 19 de Novembro de 1846.
Funções:
- Manter estabilidade de preços;
- Velar pela estabilidade do sistema financeiro nacional;
- Emitir notas com curso legal e poder liberatório;
- Colocar em circulação as moedas metálicas;
- Regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos;
- Aconselhar o Governo nos domínios económico e financeiro;
- Recolher e elaborar estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos.
- Departamento de Emissão e Tesouraria
Estrutura: Complexo do Carregado
- Filial - Porto
- 2 delegações regionais: Madeira e Açores
- 6 agências
(As notas de escudos ($) poderão ser trocadas aos balcões do Banco de Portugal (BP) até 20 anos após a sua retirada em circulação.)
A seguir algumas fotos da conferência:
Estudo realizado aos transportes públicos de Viseu
Pelos gráficos acima representados, é deduzível que tanto as mulheres como os homens, dos 15 aos 25 anos, utilizam transportes públicos, apenas com diferenças na frequência de uso. Também se deduz que os transportes públicos são mais usados pelas pessoas idosas e jovens, dado que os adultos utilizam mais os carros. No que concerne às restantes respostas dos inquéritos, podemos concluir que a população acha necessário melhorar as condições dos transportes públicos de Viseu, em especial, os horários e os preços, ou seja, deviam existir mais autocarros, a mais horas e os bilhetes deviam ser mais baratos.
Perante estes gráfiso, relativamente à questão: "Acha necessário implementar novos meios de transporte?", concluímos que a população, neste caso do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, acha necessário implementar um novo meio de transporte.
Da mesma opinião, mas com menos percentagem (55%), os homens acham necessário a implementação de outro transporte público. E, o comboio foi o mais "votado", pois permite um "acesso mais facilitado à cidade e torna Viseu num local com ligação ferroviária entre outras cidades"."A nível económico, também se torna mais acessível e a realização de viagens de longa distância, são mais cómodas e rápidas".