quarta-feira, 13 de maio de 2009
Conferência sobre o €uro
- A União Monetária (situação em que mais de um país concordam compartilhar uma moeda única) e o eurosistema (subconjunto do SEBC e intregra: o BCE e os bancos centrais nacionais (BCN) dos 16 estados-membros).
- Banco de Portugal - criado por decreto em 19 de Novembro de 1846.
Funções:
- Manter estabilidade de preços;
- Velar pela estabilidade do sistema financeiro nacional;
- Emitir notas com curso legal e poder liberatório;
- Colocar em circulação as moedas metálicas;
- Regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos;
- Aconselhar o Governo nos domínios económico e financeiro;
- Recolher e elaborar estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos.
- Departamento de Emissão e Tesouraria
Estrutura: Complexo do Carregado
- Filial - Porto
- 2 delegações regionais: Madeira e Açores
- 6 agências
(As notas de escudos ($) poderão ser trocadas aos balcões do Banco de Portugal (BP) até 20 anos após a sua retirada em circulação.)
A seguir algumas fotos da conferência:
Estudo realizado aos transportes públicos de Viseu
Pelos gráficos acima representados, é deduzível que tanto as mulheres como os homens, dos 15 aos 25 anos, utilizam transportes públicos, apenas com diferenças na frequência de uso. Também se deduz que os transportes públicos são mais usados pelas pessoas idosas e jovens, dado que os adultos utilizam mais os carros. No que concerne às restantes respostas dos inquéritos, podemos concluir que a população acha necessário melhorar as condições dos transportes públicos de Viseu, em especial, os horários e os preços, ou seja, deviam existir mais autocarros, a mais horas e os bilhetes deviam ser mais baratos.
Perante estes gráfiso, relativamente à questão: "Acha necessário implementar novos meios de transporte?", concluímos que a população, neste caso do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, acha necessário implementar um novo meio de transporte.
Da mesma opinião, mas com menos percentagem (55%), os homens acham necessário a implementação de outro transporte público. E, o comboio foi o mais "votado", pois permite um "acesso mais facilitado à cidade e torna Viseu num local com ligação ferroviária entre outras cidades"."A nível económico, também se torna mais acessível e a realização de viagens de longa distância, são mais cómodas e rápidas".
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Julgados de paz
Os julgados de paz são tribunais com características especiais, competentes para resolver causas comuns de natureza civil, excluindo as que envolvem matérias de Direito da Família, Direito das Sucessões e Direito do Trabalho, de uma forma rápida e a custos reduzidos, permitem resolver litígios mais rapidamente, de forma mais barata por acordo e de forma mais próxima do cidadão.
Os processos concluem-se por sentença do juiz de paz, quer seja de homologação do Acordo de Mediação, quer a proferida no termo da Audiência do Julgamento. As partes têm que comparecer pessoalmente, podendo, se o desejarem, fazer-se acompanhar por um advogado.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Grupo Pestana Abre maior pousada de portugal – A Pousada de Viseu
O Grupo Pestana Pousadas inaugura seu primeiro projecto de raiz em Portugal, a Pousada de Viseu, maior pousada do país, com um concerto exclusivo dos Fingertips. Esta nova unidade, com um investimento de 15 milhões de Euros, apresenta, entre outras novidades, o primeiro SPA Pousadas de Portugal, piscina interior e espaços únicos para reuniões e eventos, proporcionando uma estada única de lazer ou negócios no centro histórico de Viseu.
Localizada a poucos minutos a pé do Rossio, do Centro Histórico e do Museu Grão Vasco a Pousada de Viseu mantém a sua fachada majestosa e imponente, encimada por três estátuas – Fé, Esperança e Caridade. A imponência histórica do edifício é conjugada na perfeição com interiores modernos, completamente remodelados, para um conforto total.
A Pousada de Viseu dispõe, ainda, de condições únicas para a realização de eventos e reuniões, como casamentos, apresentações, jantares de gala, cocktails, apresentações de produto, congressos e programas de incentivo. A Pousada dispõe de um Claustro interior coberto com capacidade para cerca de 500 pessoas e Salas de Reuniões com acesso ao terraço para cerca de 150 pessoas em plateia. A 80 km da Serra da Estrela, 96 km de Coimbra, 80 km Aveiro, 130 km do Porto e a 290 km de Lisboa, a Pousada de Viseu encontra-se na localização perfeita para desfrutar de todo um valioso património no interior centro de Portugal, rico em cultura e gastronomia.
Se desejar ver mais fotografias consulte o link a seguir:
http://www.pousadas.pt/historicalhotels/PT/pousadas/Portugal/Beiras/Viseu/gallery/#/NR/rdonlyres/D5A4E531-E696-4659-9617-B96228409128/0/Viseu_Spa1.jpg
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Rossio está a ser alvo de uma grande reestruturação
A zona envolvente ao Rossio está a ser alvo de uma grande reestruturação, com a principal aposta a ser o privilégio das condições dadas aos peões e também à parte viária. No Rossio propriamente dito, a autarquia vai avançar com a substituição do mobiliário urbano, nomeadamente dos bancos, papeleiras e candeeiros. O edifício dos Paços de Concelho também passará a ser mais iluminado e a luz vai estender-se igualmente ao painel de azulejos que existe junto ao Jardim das Mães e que tem passado um pouco despercebido.
Uma das novidades é a instalação, na Praça da República e no passeio frente à Igreja dos Terceiros (onde já existe), de um corredor com piso especial onde os invisuais poderão andar sem necessitarem de bengala. Outra das alterações será feita na estrada que separa o Rossio e a Igreja dos Terceiros. O piso será levantado, de modo a ficar ao mesmo nível dos passeios e substituído, provavelmente, por calçada portuguesa, de modo a funcionar como uma extensão da área pedonal.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Funicular de Viseu
Ainda em finais de 2008 estavam já completos os interfaces do novo meio de transporte com os autocarros urbanos, sendo o projecto complementado com um elevador que ligará o Adro ao Largo da Sé. Prevê-se a sua utilização por 16 mil passageiros diários. A construção é a última obra da sociedade ViseuPolis.
A linha duplica-se para cruzamento das duas carruagens na Rua Moreira Pinto. Cada uma das duas carruagens terá capacidade para 50 passageiros.